Tese nº 27: "Na sala de aula, o professor precisa ser um cidadão e um ser humano rebelde, pois a aprendizagem não se faz com a transmissão de verdades existentes, mas sim com a provocação de indagações que levam a construção de novos conhecimentos. Assim, como as aprendizagens serão diferentes, não é possível avaliar a turma da mesma forma"
A provocação de indagações que leva à construção de novos conhecimentos está de acordo com o conceito de "Equilibração" de Jean Piaget. Segundo o referido autor, o processo de aprendizagem deve ser confrontado para alcançar patamares elevados de evolução.
Baseando-se nas teorias da evolução da biologia, cujo principal autor é Charles Darwin, Piaget afirma que a aprendizagem é construída à medida em que o indivíduo é desafiado. Esse desafio promove o desequilíbrio do meio, exigindo novas formas de adaptação de modo que ele seja forçado a alcançar um estágio de equilíbrio superior ao anterior.
Baseando-se nas teorias da evolução da biologia, cujo principal autor é Charles Darwin, Piaget afirma que a aprendizagem é construída à medida em que o indivíduo é desafiado. Esse desafio promove o desequilíbrio do meio, exigindo novas formas de adaptação de modo que ele seja forçado a alcançar um estágio de equilíbrio superior ao anterior.
Figura 1 - Esquema de Equilibração de Piaget
Importante agregar que para Piaget o processo de Equilibração pode ocorrer pela assimilação e pela acomodação. Ao professor caberia a
equilibração por assimilação, uma vez que ela é exógena, uma ação externa que vai de encontro ao aluno. A acomodação, por sua vez, é um processo interno, que depende exclusivamente das observações e das conclusões do
discente.
Não concordo, todavia, que o professor deva provocar o aluno de forma agressiva ou rebelde. Esse termo, pelo Dicionário Aurélio, significa "insensível", "obstinado." Na minha opinião, dificilmente o professor atingirá seu principal objetivo, que é provocar indagações e levar seus alunos à construção de novos pensamentos, com uma postura radical - se levado seus significados à integra.
Não concordo, todavia, que o professor deva provocar o aluno de forma agressiva ou rebelde. Esse termo, pelo Dicionário Aurélio, significa "insensível", "obstinado." Na minha opinião, dificilmente o professor atingirá seu principal objetivo, que é provocar indagações e levar seus alunos à construção de novos pensamentos, com uma postura radical - se levado seus significados à integra.
Concordo,
porém, com o trecho da tese que diz que as aprendizagens serão
diferentes e que não é possível avaliar a turma de mesma forma. O meu
ponto de vista é que é prudente que o professor tenha sensibilidade e tato ao perceber
as peculiaridades existentes no processo de aprendizagem de seus alunos. Ele deve buscar formas variadas e uniformes de avaliá-los respeitando suas
singularidades, mas sem prejudicar o grupo.
REFERÊNCIAS:
REIS, Edna
dos; A APRENDIZAGEM E DOCÊNCIA DIGITAL;
Site Revista
Escola Abril, http://revistaescola.abril.com.br/formacao/formacao-continuada/adaptacao-equilibracao-626714.shtml
, acesso em 14/03/2015;
Site
Youtube, A Teoria do Desenvolvimento de Henri Wallon
e Mafalta: https://www.youtube.com/watch?v=Cq4Gp3rOT8k
TASSONI,
Elvira Cristina Martins, AFETIVIDADE E APRENDIZAGEM: A RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO
– Universidade Estadual de Campinas.
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