Algumas Produções

Tese nº 27: "Na sala de aula, o professor precisa ser um cidadão e um ser humano rebelde, pois a aprendizagem não se faz com a transmissão de verdades existentes, mas sim com a provocação de indagações que levam a construção de novos conhecimentos. Assim, como as aprendizagens serão diferentes, não é possível avaliar a turma da mesma forma"


A provocação de indagações que leva à construção de novos conhecimentos está de acordo com o conceito de "Equilibração" de Jean Piaget. Segundo o referido autor, o processo de aprendizagem deve ser confrontado para alcançar patamares elevados de evolução. 

Baseando-se nas teorias da evolução da biologia, cujo principal autor é Charles Darwin,  Piaget afirma que a aprendizagem é construída à medida em que o indivíduo é desafiado. Esse desafio promove o desequilíbrio do meio, exigindo novas formas de adaptação de modo que ele seja forçado a alcançar um estágio de equilíbrio superior ao anterior. 



Figura 1 - Esquema de Equilibração de Piaget

Importante agregar que para Piaget o processo de Equilibração pode ocorrer pela assimilação e pela acomodação. Ao professor caberia a equilibração por assimilação, uma vez que ela é exógena, uma ação externa que vai de encontro ao aluno. A acomodação, por sua vez, é um processo interno, que depende exclusivamente das observações e das conclusões do discente.

Não concordo, todavia, que o professor deva provocar o aluno de forma agressiva ou rebelde. Esse termo, pelo Dicionário Aurélio, significa "insensível", "obstinado." Na minha opinião, dificilmente o professor atingirá seu principal objetivo, que é provocar indagações e levar seus alunos à construção de novos pensamentos, com uma postura radical - se levado seus significados à integra.


Concordo, porém, com o trecho da tese que diz que as aprendizagens serão diferentes e que não é possível avaliar a turma de mesma forma. O meu ponto de vista é que é prudente que o professor tenha sensibilidade e tato ao perceber as peculiaridades existentes no processo de aprendizagem de seus alunos. Ele deve buscar formas variadas e uniformes de avaliá-los respeitando suas singularidades, mas sem prejudicar o grupo.




REFERÊNCIAS:

REIS, Edna dos; A APRENDIZAGEM E DOCÊNCIA DIGITAL;

Site Wikipédia, http://pt.wikipedia.org/wiki/Henri_Paul_Hyacinthe_Wallon, acesso em 09/03/2015;


Site Youtube, A Teoria do Desenvolvimento de Henri Wallon e Mafalta: https://www.youtube.com/watch?v=Cq4Gp3rOT8k 

TASSONI, Elvira Cristina Martins, AFETIVIDADE E APRENDIZAGEM: A RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO – Universidade Estadual de Campinas.


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APRESENTAÇÃO DO DIA 28/03/2015:

http://www.4shared.com/video/9rxQ8Tjnba/MOV02158.html





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