sexta-feira, 7 de agosto de 2015

Internet e Educação: uso de comunidades virtuais como apoio ao processo de ensino aprendizagem

A internet pode ser uma ferramenta que estimula o interesse dos alunos por uma determinada matéria escolar. Ao professor, neste sentido, cabe o papel de criar, divulgar e fomentar novas ferramentas virtuais que dinamizem seu trabalho dentro e fora de sala de aula: Softwares, aplicativos, blogs, bibliotecas virtuais e sites são bons exemplos. Há também as comunidades virtuais: o facebook vem a calhar, uma vez que nele é possível criar grupos e páginas que atuam como uma grande rede de usuários que possuem objetivos afins.

Lembro que na minha época de ensino fundamental muitos profissionais liberais iam até à escola oferecer aos alunos Atlas e Enciclopédias que consolidavam muitos conteúdos. Era uma verdadeira fonte de informação! A utilização de livros também era constante! Hoje, todavia, com apenas um clique quando pessoa do mundo pode obter informações sobre praticamente todos os assuntos e em qualquer língua! A internet traz conhecimento de maneira incrivelmente rápida. Devemos estar atentos somente à origem da informação pois como ela é acessível qualquer usuário pode lançar na rede informações verídicas... ou não.


O professor, nesse sentido, deve levar o aluno a um senso crítico apurado de modo que o mesmo saiba selecionar as fontes de informação de maneira correta. A utilização da internet de maneira eficaz agrega valor à aula e é benéfica, de uma maneira geral, tanto para o corpo docente quanto para os discentes.   



Nenhum comentário:

Postar um comentário